jump to navigation

Multiterminal

Um multiterminal ou multi-estação é um único computador que pode ser utilizado por múltiplos usuários ao mesmo tempo localmente. A configuração envolve um monitor, teclado e mouse para cada usuário.

Por que fazer?

Com o aumento da capacidade de processadores e memória, um grande número de tarefas pode ser feito sem deixar o computador mais lento. Entretanto, usando a configuração padrão só é possível haver um usuário utilizando o computador ao mesmo tempo, e isso limita a utilização do sistema, que fica ocioso a maior parte do tempo. Com um multiterminal, vários usuários podem dividir o mesmo computador, então uma maior parte de sua capacidade será explorada. Por exemplo: se alguém estiver somente utilizando um navegador de internet, ou escrevendo um texto, ninguém mais poderá utilizar o computador, e 90% do sistema estará ocioso. Com multiterminais, outras pessoas poderão utilizar os 90% remanescentes, então o sistema será mais bem-utilizado.

Uma outra grande vantagem dos multiterminais é o preço: não há necessidade de comprar placas-mãe, microprocessadores, memória RAM, disco rígido e outras coisas para cada usuário. Só é necessário comprar um bom hardware. Por exemplo, comprar um processador bom geralmente custa menos do que comprar mais de um processador mediano.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: